28.12.06

Ecs 11

http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/12/universidade-federal-do-rio-grande-do.htm

Relato final da Ecs 10

Confesso que a minha participação nessa atividade foi muito singela.
Achei o ambiente bastante complicado e após ler o relato das colegas, pude perceber que estavam de acordo comigo.
Demorei uma semana até conseguir me inserir como participante da história e criar a minha página pessoal.
A intenção foi muito boa,pois discutir as idéias de Paulo Freire é sempre muito interessante e enriquecedor.Pena que o ambiente não era o mais apropriado!
Ser professor é acima de tudo,ser um pensador.
Pensador no sentido de refletir nossa prática,reavaliar nosso dia-a-dia em sala de aula e ser capaz de inovar enquanto muitos estão desacreditados.
Se Paulo Freire fosse um simples educador,talvez hoje,suas idéias estivessem engavetadas,sem ninguém saber ao certo quem ele era.
Mas não!Ele era um pensador,que analisava,refletia sobre o verdadeiro sentido da educação,principalmente para as classes menos favorecidas.
Para ele a educação consistia em conhecer o mundo,ler esse mundo para que pudessem participar ativamente da realidade para que pudessem transformá-la.
Para Paulo Freire a educação é um ato político,que resulta em relação de dominação ou de liberdade entre as pessoas.
Sugiro que este tipo de atividade seja feita em ambientes com acesso mais facilitado.

10.12.06

ECS 11




Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia - Séries Iniciais – Ead
Semana 12
Atividade 11
Nome do aluno:Luciana Betat Bitencourt


Percebi,ao visitar os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual da Educação,uma enorme preocupação em aumentar a elevação dos atendimentos nas diversas modalidades de ensino.
Parece que aumentar quantidades são as metas tanto à nível federal quanto estadual.
Não importa a que condições essas crianças serão submetidas,se terão um ensino de qualidade,mas o que importa é que todas as crianças ,em idade escolar estejam na escola.
Isso aumenta os índices de popularidade dos governos,dá manchete em candidaturas políticas,enche a bola dos governos.
Mas será que eles se preocupam em saber se essas crianças terão condições de permanecer na escola,e concluir a educação básica?
Após ler o texto
Educação & Sociedade - Structural schooling inequalities in Brazil: between state, privatization and descentralization pude compreender a real situação educacional do país.
Uma educação baseada na desigualdade,na falta de interesse por parte dos que governam, salientando as desigualdades sócias e travando uma luta entre escola pública e escola privada.
Não se pode falar em reformas curriculares num estado brasileiro no momento,sem uma
análise profunda e crítica das relações entre ensino público e privado.
Uma análise das relações entre reforma educacional e mudança social também se faz necessária.
Nenhuma reforma educacional poderia funcionar num sistema de várias velocidades estruturadas em função do interesse das classes dominantes.
A questão básica é a falta de recursos a serem empregados na educação pública.
E por fim poderíamos citar algumas das condições em que podemos constatar a falta de interesse pela educação pública no Brasil :
* Falta de políticas educacionais em regiões menos desfavorecidas(como a Nordeste);
* Universidades públicas freqüentadas por alunos provenientes de escolas particulares;
* Descentralização da educação nível federal;
* Baixo salário dos professores.


ECS 10


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia a Distância
Atividade 10
Pólo de Alvorada
Nome do aluno:Luciana Betat


O processo de editar a página no wiki,até postar a primeira participação,foi sofrida,pois não conseguia editar nada,dava erro na página,enfim,dava tudo errado.Precisei entrar em contato com a Vera mais de uma vez e até com a Suzana precisei falar.E até então quase uma semana se passou ...
Mas o tema a ser debatido e comentado na wikistória é muito interessante;traçar paralelos com nossas atividades docentes enquanto as idéias de Paulo Freire são discutidas.
Falar de Paulo Freire é muito gostoso,porque ele nos remete a um modelo de educação que vigora a igualdade,a inclusão,a ajuda mútua e a participação do professor não como o detentor do saber,mas aquele que ajuda o outro a entender o mundo para poder transformá-lo.
As idéias de Paulo Freire estão atualmente em evidência no meio educacional.
São exemplos,a escola cidadã(que prepara a criança para tomar decisões)e a necessidade de cada escola ter um projeto-pedagógico que reconheça a cultura local.
Nós,professores sabemos que não podemos transformar o país,mas podemos demonstrar que isso é possível.Com isso reforçamos a nossa missão enquanto professores comprometidos com a tarefa político-pedagógico.
Portanto falar de Paulo Freire é tocar antes de mais nada nas feridas que atacam nosso sistema educacional,feridas essas que corroem e que ferem o verdadeiro sentido da educação.
"Educar para tranformar o mundo"!


ECS 9

http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colaba/2006/11/esc-9-letra-b.htm